Investir em SEO deve ser parte integral de qualquer negócio. É por meio dessa estratégia que a sua empresa será encontrada nas principais ferramentas de busca. Além disso, hoje, o SEO é importante ainda para o seu planejamento de inbound marketing.
Afinal, é por meio das palavras-chave que o cliente irá encontrar o seu conteúdo na Internet. Caso o seu negócio, por exemplo, seja vender computadores usados, é fundamental que o seu site e suas redes sociais apresentem um material significativo sobre o tema. Além disso, é necessário que esse conteúdo seja atual e divulgado de maneira constante.
Somente assim a sua empresa ganhará algum destaque em relação aos concorrentes. O SEO, entretanto, oferece outros benefícios. Abaixo, em destaque, estão 4 deles.
1 – O SEO QUALIFICA A SUA AUDIÊNCIA.
Se você fizer um anúncio na TV, com a missão de divulgar a sua empresa, é muito provável que milhares de pessoas fora do seu target sejam impactadas. No inbound marketing, ocorre exatamente o oposto. Por isso, o SEO é tão importante para quem deseja ser encontrado pelos clientes certos.
Vamos considerar ainda que o seu negócio seja vender computadores usados. Em vez de atrapalhar os clientes com anúncios tediosos, é muito melhor produzir um conteúdo interessante para eles.
Nesses casos, o formato pouco importa. Você pode produzir textos para blogs, posts para as redes sociais ou até mesmo criar vídeos para plataformas como o Youtube. Assim, quando o cliente estiver à vontade, procurando informações sobre computadores usados, ele estará muito mais receptivo para conhecer sobre as suas soluções.
Além disso, o SEO funciona como um filtro para a sua empresa. As pessoas que encontrarem o seu conteúdo na Internet são exatamente aquelas que estão buscando serviços que você disponibiliza. Dessa forma, converter esses leads em clientes de fato é uma tarefa bem mais fácil. Afinal, ela encontrou o seu negócio no exato momento em que estava interessada em contratar esse tipo de solução.
2 – O SEO É COMO SE FOSSE UM ANÚNCIO GRATUITO.
Já imaginou ser divulgado na Internet e não precisar gastar nenhum centavo por isso? Seja bem-vindo ao SEO. Afinal, se você produz um conteúdo baseado nas melhores práticas de Search Engine Optimization, ele vai aparecer nas primeiras posições em ferramentas de buscas como o Google.
Nesse caso, o seu conteúdo vai atrair centenas ou milhares de clientes todos os dias, sem que você necessite investir o seu dinheiro. Esses recursos financeiros, por outro lado, podem ser aplicados na produção de conteúdo de alta qualidade ou até mesmo na contratação de um especialista em SEO.
Mesmo assim, esse gasto inicial tem alto retorno de investimento. Por isso, é fundamental se dedicar à produção de conteúdo otimizado para SEO. É o meio mais barato e efetivo de atrair clientes para o seu negócio diariamente.
3 – O SEO PROPORCIONA AUTORIDADE AO SEU NEGÓCIO.
Coloque-se no lugar do cliente de sua empresa. Ao procurar pelas palavras-chave “computadores usados”, é muito provável que você clique nos links disponíveis na primeira página do Google. Em casos muito raros, você poderia clicar em um resultado encontrado na quinta página, por exemplo.
As pessoas fazem isso porque, para elas, a empresa que está bem colocada no ranking do Google provavelmente é a mais especializada naquele tema procurado por elas. Portanto, para que o seu site ou blog apareça nas primeiras posições, você deve ter foco nas melhores práticas de SEO.
Além disso, é importante destacar que somente ter um bom conteúdo não vai adiantar. É preciso, por exemplo, que a sua página seja fácil de carregar. Caso o cliente precise esperar muito para ver o seu conteúdo, isso terá impacto direto no ranking do seu site. Por isso, fique atento a todos os detalhes da estratégia de SEO. Dessa forma, aumentam as suas chances de se tornar uma autoridade em seu segmento.
4 – O SEO TEM EFEITO POSITIVO EM TODAS AS FASES DO FUNIL DE VENDA.
Por mais que a sua empresa atue em um segmento específico, os clientes não têm o mesmo comportamento. Se o seu negócio usa um software de CRM, é muito simples identificar as diferenças entre eles. Afinal, um CRM serve principalmente para conhecer melhor a clientela. Além disso, por meio dele é possível acompanhar os clientes pelas diferentes fases de um funil de vendas.
Em algumas situações, alguns clientes ainda estão no topo do funil. Isso significa que ainda estão procurando informações sobre a empresa e as soluções que ela oferece. Outros clientes podem estar mais decididos, e buscam apenas dados complementares sobre um produto ou serviços.
Independentemente da situação, sua empresa pode criar conteúdo com foco em diferentes estágios do funil de venda. Por isso, ter foco em uma boa estratégia de SEO é tão importante. Afinal, é a sua oportunidade de entregar a informação mais apropriada para o momento do cliente. Lembre-se ainda que as pessoas se conectam melhor com uma empresa que produz conteúdo original e sempre relevante.